Carregando...

25ª Conferência Interestadual: Bancários do RJ e ES Estabelecem Pautas Para Reivindicação de Direitos

25ª Conferência Interestadual: Bancários do RJ e ES Estabelecem Pautas Para Reivindicação de Direitos

O 8 de julho foi um dia marcante na Fetraf RJ/ES. Nesta data foi realizada a 25ª Conferência Interestadual dos Bancários e das Bancárias, em Macaé. Nessa ocasião, estabeleceram-se as pautas, prioridades e propostas que serão levadas à Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá em agosto, em São Paulo. Além disso, foi escolhida a delegação que representará a Fetraf RJ/ES no evento. A participação expressiva da categoria bancária nessa conferência, ainda mais se destacando pela grande presença de mulheres em todos os setores, foi um fato inegável e que merece ser lembrado.

Como foi o evento
Após o Presidente da Fetraf RJ/ES, Nilton Damião Esperança, iniciar a conferência com uma saudação calorosa, a mesa de abertura foi formada por ele, Claudio Merçon Vieira (Cacau) e Nayana Barcelos, diretora do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região. Por unanimidade, o Regimento Interno da 25ª Conferência Interestadual dos Bancários e das Bancárias foi lido por Claudio Merçon e aprovado. Na sequência, os representantes da CUT (Beth Paradela), da Intersindical (Carlos Pereira/ Carlão), da Contraf-CUT (Jeferson Meira) e do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região (Nayana Barcelos) foram convidados a oferecer saudações.

O evento trouxe grandes nomes ao palco, como Paulo Jäger, do Dieese no Rio de Janeiro, Cátia Uehara, também do Dieese, em São Paulo, e Rui Carlos Stockinger, Professor da UCP e Coordenador do Setor de Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Petrópolis.

Jäger falou sobre a Conjuntura Nacional e, em seguida, Cátia apresentou seu trabalho sobre o papel do Sistema Financeiro Nacional e do Crédito para Geração de Emprego e Renda, com gráficos para tornar o debate ainda mais interessante.

O último painel foi de Stockinger que abordou a Síndrome de Burnout, ***édio moral e suas implicações na saúde e qualidade de vida dos bancários e bancárias, apresentando estudos que mostraram onde e quando a categoria sofre mais.

No final, os palestrantes esclareceram todas as dúvidas dos participantes.

A 25ª Conferência Interestadual dos Bancários e Bancárias concluiu seu encontro aprovando duas moções de apoio: uma a favor das deputadas federais sofrendo perseguição no Congresso Nacional; e outra a fim de exaltar a Presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano.

A Proposta
Os trabalhadores bancários de todo o país se reuniram para deliberar sobre a luta por melhores condições de trabalho, saúde dos trabalhadores, emprego e contratações. Nilton Damião, Presidente da Fetraf RJ/ES, explicou como as propostas seriam deliberadas e, após a leitura das mesmas, foram votadas por unanimidade. Ele agradeceu a participação ativa da categoria e disse que aquela conferência representou o comprometimento que esses trabalhadores têm há 65 anos para proteger a classe trabalhadora. Por fim, ele pediu para que as propostas aprovadas naquela conferência fossem encaminhadas à Conferência Nacional.

Fale Conosco

Endereço

Rua Doutor Walmir Peçanha, 64, sala 301, Centro, Três Rios, RJ

Telefone Fixo

(24) 2252-1036

Whatsapp

(24) 98855-6304